Com a proposta "Flying carpet", os escritório MX_SI architectural studio e MestresWåge arquitectes venceram por unanimidade o concurso aberto internacional para a remodelação do espaço público Trygve Lies Plass (Oslo, Noruega), promovido pela Câmara Municipal de Oslo e pelo programa Nordic Built Cities do Nordic Council of Ministers.
Superando outras 31 propostas apresentadas, o projeto da equipe ganhadora "transforma a praça existente em um espaço público permeável e integrador. Com um gesto simples e claro modifica-se a topografia continua da praça ao centro e eleva-se, criando assim a cobertura do Centro de Mobilidade Sustentável, o núcleo de transporte".
O concurso internacional requisitado no passado mês de outubro pela Agência de Desenvolvimento Urbano da Câmara Municipal de Oslo faz parte do Nordic Built Cities Challenge, iniciativa promovida pelo programa de cooperação para a inovação do Nordic Council of Ministers, chamado Nordic Built Cities.
O objetivo de tal iniciativa é desenvolver e dar a conhecer a inovação e a multidisciplinaridade das intervenções urbanas nos países nórdicos para criar cidades habitáveis, inteligentes e sustentáveis. Com isto em mente foram organizados 6 concursos internacionais abertos em 6 diferentes cidades nórdicas: Espoo na Finlândia, Malmö na Suécia, Kópavogur na Islândia, Copenhague na Dinamarca, Runavík nas Ilhas Feroe e Oslo na Noruega. Os vencedores destes 6 concursos serão convidados a participar do Nordic Built Cities Challenge Award (NBCCA) que premiará a melhor intervenção com um prêmio em dinheiro no valor de 500.000 NOK. O veredito desta última fase será dado nos dias 3 e 4 de novembro.
De acordo um comunicado oficial de imprensa dos escritórios ganhadores, a proposta "reverte as condições atuais da praça – escassa permeabilidade, invasão de sua área pelo estacionamento no terreno, o acesso ao metrô e as paradas de ônibus dispersas. O projeto ganhador trata de responder dois objetivos claros: um social para gerar uma nova centralidade para o desenvolvimento de atividades urbanas, econômicas, culturais, desportivas e de recreação em um espaço plurifuncional; e outro claramente relacionado com soluções ambientais, cujo objetivo é o de adaptar bioclimaticamente um espaço exterior às diferentes condições climáticas da área".
"O novo espaço", completa, "é concebido como uma superfície ininterrupta que altera sua topografia para acolher com um gesto muito simples o centro de mobilidade sustentável. Uma superfície curvilínea se eleva, se transformando na cobertura deste centro que acolhe a estação de carga e estacionamento tanto para carros elétricos e a combustão, como para bicicletas elétricas e convencionais, a oficina de conserto de bicicletas, assim como o ponto de informação e venda de bilhetes de transporte público".
"A superfície topográfica contínua é modificada para criar ambientes distintos por meio da troca da pavimentação, material e mobiliário com a finalidade de acolher o programa de usos. O verde do parque se confunde com a praça pública de forma gradual gerando atmosferas diversas".
"Um sistema de calefação sob a superfície da praça permite a mobilidade livre da neve ou gelo entre os ônibus, metrô e o centro da praça, ou a utilização de bancos aquecidos nas áreas de permanência; em contrapartida, na parte não aquecida a superfície da praça é preparada para acomodar atividades como patinação ou parque de neve. No verão, as atividades como feiras, piquenique ou ações culturais ao ar livre têm lugar na superfície contínua gerada com a intervenção de MX_SI e MestresWåge".
Arquitetos
MX_SI architectural studio, mestreswåge arquitectesLocalização
Trygve Lies Plass, 1051 Oslo, NoruegaMX_SI architectural studio
Mara Partida, Boris Bezan, Héctor MendozaMestreswåge Arquitectes
María Mestres, Magnus WågeColaboradores
Olga Bombac, Óscar Fabián EspinosaPrêmio
Primeiro LugarEstruturas
Degree Of Freedom (DOF)Climatização
Granlund ConsultingÁrea
5.200 m²Ano do projeto
2016Fotografias
Cortesia de MX_SI + MestresWåge